Analfabetismo e alfabetização
representações de professoras alfabetizadoras
Buchbeschreibung
Analfabetismo e alfabetização: representações de professoras alfabetizadoras é fruto de uma pesquisa minuciosa da pesquisadora Maria Reneude de Sá, que analisa em profundidade o pensamento de professoras nativas de uma comunidade quilombola, com o objetivo de captar suas representações sobre o problema do analfabetismo e sobre o processo de alfabetização.
Para explorar essas representações, a autora apoia-se na concepção defendida por Henri Lefebvre, segundo o qual, para que se compreendam as representações dos sujeitos sobre a realidade, é necessário conhecer sua vida cotidiana. É nesse espaço que os sujeitos constroem suas representações, a partir de suas vivências pessoais e de seu grupo social. Adotando essa abordagem, a investigação etnográfica traz a conhecimento do leitor o contexto sociocultural da comunidade e as práticas pedagógicas, desenvolvidas pelas professoras no processo de alfabetização de quilombolas jovens e adultos.
A escolha dessa comunidade dá ao livro uma dimensão extremamente relevante, pela importância histórica da sua descendência do Quilombo dos Palmares, conferindo à obra uma identidade singular, expressa no modo de vida, nas práticas culturais e nos processos de ensinar e aprender imbricados no cotidiano. Pesquisadores, gestores educacionais, profissionais e estudantes da área de educação encontrarão um corpo de conhecimentos – sobre Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo e Educação Quilombola - que possibilitará aprofundar a reflexão sobre a formação de professores, na perspectiva de contribuir para mudanças nas políticas e práticas formativas que tragam melhoras efetivas à realidade das populações atendidas.
Marina Graziela Feldmann
Doutora em Educação