No momento em que conceitos como gestão eficiente, produtividade, eficácia, qualidade total, entre outros - provenientes de orientações gerencialistas e estratégicas -, são profusamente introduzidos no campo educacional, reconfigurando ideias e valores, nossa escola necessita ser repensada por seus próprios atores - professores, dirigentes, técnicos administrativos, alunos, família -, levando em conta sua função social e sua própria história.
Os textos que compõem esse livro procuram dar conta não só de algumas dimensões do projeto político-pedagógico, mas também de questões teóricas e práticas que orientam a reflexão sobre a escola, tomando como base as atuais políticas públicas.
Nesse sentido, a estrutura metodológica do livro considerou as seguintes dimensões: o projeto político-pedagógico no contexto das políticas educacionais; os territórios de intervenção da comunidade, da família e da escola; os desafios dos paradigmas curriculares e avaliativos; a construção das identidades dos sujeitos do processo educativo. - Papirus Editora