A guardiã dos livros queimados
Beschrijving van het boek
«Brianna Labuskes escreve sobre o poder dos livros, das bibliotecas e da amizade para nos apoiar em tempos difíceis, ao mesmo tempo que faz uma dura advertência, absolutamente relevante na atualidade, sobre os perigos da censura.»
JENNIFER CHIAVERINI, autora de
As mulheres da Orquestra Vermelha
«Um lembrete oportuno de que queimar libros ou proibi-los é o primeiro passo numa escalada bélica contra a liberdade de pensamento e expressão. As mulheres deste romance, cada uma à sua maneira, desenvolvem a força necessária para superar o medo e as dúvidas e resistir à censura e ao ódio... Uma leitura entretida e fascinante.»
KIM VAN ALKEMADE, autora de
Órfã #8
«Um livro apaixonante que demonstra o quão poderosas podem ser as palavras e as ideias. Carregado de intrigas e segredos, segue os passos de três mulheres que, de Berlim a Nova Iorque, passando por Paris, reparam os estragos do passado usando os livros como armas.»
ELISE HOOPER, autora de
Angels of the Pacific
«Labuskes conta uma história de censura e medo na Alemanha dos anos trinta, e de esperança e coragem em Nova Iorque de 1944. Um romance primorosamente elaborado, que cativa e estimula, que nos recorda os perigos da censura, o poder dos livros e o dever que todos temos de nos erguer em defesa da liberdade.»
KRISTIN HARMEL, autora de
O livro dos nomes perdidos
Ambientado na Segunda Guerra Mundial,
A guardiã dos livros queimados é um romance histórico inesquecível sobre os destinos cruzados de três mulheres que acreditam no poder dos livros para superar os momentos mais sombrios da guerra.
Berlim, 1933. Após o sucesso do seu primeiro romance, a escritora americana Althea James é convidada pelo próprio Joseph Goebbels para participar num programa de intercâmbio cultural na Alemanha. Ali conhece uma mulher bela que promete mostrar-lhe a verdadeira Berlim, e junta-se a um grupo de resistentes que a fazem questionar-se tudo o que sabe sobre os seus anfitriões... e sobre si mesma.
Paris, 1936. Embora tenha chegado à Cidade Luz fugindo de Berlim, Hannah Brecht descobre que não está num refúgio contra o antissemitismo, que pensava ter deixado para atrás. Com o coração partido e atormentada pelo papel que desempenhou na traição que destruiu a sua família, Hannah dedica-se ao seu trabalho na Biblioteca Alemã de Livros Queimados.
Nova Iorque, 1944. Desde que o seu marido Edward morreu a lutar contra os nazis, Vivian Childs tem travado a sua própria batalha: impedir as tentativas de um poderoso senador de censurar as Edições das Forças Armadas, livros de bolso que são enviados aos milhões de soldados destacados no estrangeiro. Viv sabe o quanto são importantes para os soldados graças às cartas que recebe... incluindo a última que o seu marido lhe escreveu. Quando Viv, sem saber, faz com que a sua luta contra a censura colida com os segredos do passado recente, os destinos destas três mulheres confluem... e as três mudarão para sempre.