Traçados nômades da pedagogia
Buchbeschreibung
O que é a Pedagogia? Qual a identidade do profissional formado por esse curso?
Será ele o professor, antes de qualquer coisa, ou um cientista da educação?
Quem sabe ambos?
São questões que estão no horizonte desde que, na década de 1930, foi criado o curso superior de pedagogia no Brasil.
A autora perseguiu essas questões, mostrando as diferentes imagens identitárias de Pedagogia e de pedagogo que se foram construindo, na literatura e na legislação. Mas, da pergunta pela identidade, deixou-se levar pelos fluxos e pelos turbilhões, encontrando nos traçados nômades, na indefinição e na mutabilidade a riqueza e a potência da Pedagogia e dos pedagogos.
O que se encontra nesse livro é um exercício de filosofia da educação, que toma a filosofia como uma teoria das multiplicidades (na definição de Gilles Deleuze). Gláucia Figueiredo apresenta o panorama múltiplo e diverso sobre o debate em torno da Pedagogia, no Brasil e no exterior, para apresentar reflexões em torno de uma geopedagogia que afirma a diferença, pensando a educação como o exercício do aprendizar.
Para quem se envolve com a Pedagogia ou com a Educação, de forma mais geral, não apenas como um ofício de ensinar, mas como um espaço de relações intensivas, esse livro abre caminhos insuspeitados e provoca o pensamento e o movimento.
Sílvio Gallo (FE - Unicamp)