Correspondente internacional
uma carreira em transição
Om bogen
Considerado o topo da carreira de repórter, o correspondente internacional atravessou o século XX envolto a muito prestígio dentro e fora das redações. Testemunhou guerras, conclaves papais e esteve ao lado de autoridades importantes e artistas famosos. Explicou o mundo para um Brasil em profundas transformações. Contudo, a contemporaneidade abalou as rotinas e práticas jornalísticas, num cenário de crise econômica na mídia tradicional, de introdução das tecnologias digitais e de mudanças no próprio cenário internacional. Justamente no momento de maior globalização, o jornalismo internacional parece perder espaço na imprensa nacional.
Teria o correspondente internacional uma identidade própria, dentro da carreira jornalística, agora ameaçada? Como esses profissionais se definem e ainda legitimam seu papel? Esse processo de transição é analisado por meio do relato das experiências de jornalistas brasileiros que marcaram a correspondência internacional atuando nos principais veículos de comunicação: Clovis Rossi, Moisés Rabinovici, Sandra Passarinho, Silio Boccanera, Cristiana Mesquita, Nelson Franco Jobim, Carlos Eduardo Lins da Silva, Bernardo Mello Franco, Fernando Nakagawa, Sérgio Utsch, Vivian Oswald, Jamil Chade, Letícia Fonseca, Mauro Tagliaferria e Marcos Uchôa estão entre os profissionais que compartilharam suas experiências e pontos de vista.
Correspondente Internacional: uma carreira em transição é um livro voltado para estudantes e profissionais do jornalismo, mas também de outras áreas interessadas em estudos sobre as profissões ou em contextos internacionais. O trabalho é resultado de pesquisa que recebeu menção honrosa no Prêmio Adelmo Genro Filho 2015, da Associação Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).
Format:
Sprog:
Portugisisk