Memórias Póstumas de Brás Cubas
Om bogen
Memórias Póstumas de Brás Cubas é uma obra literária brasileira escrita por Machado de Assis, considerado um dos maiores autores da literatura brasileira. O livro foi publicado pela primeira vez em 1881 e é uma das obras mais importantes do Realismo no Brasil.
A história é narrada pelo personagem-título, Brás Cubas, que conta sua vida após a morte, do além-túmulo. O romance é conhecido por seu estilo narrativo inovador e irreverente, pois Brás Cubas narra suas memórias de forma sarcástica e muitas vezes cínica, com um olhar crítico sobre a sociedade e a moral da época.
Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 – Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um escritor brasileiro, considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores o maior nome da literatura brasileira. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. Testemunhou a Abolição da escravatura e a mudança política no país quando a República substituiu o Império, além das mais diversas reviravoltas pelo mundo em finais do século XIX e início do XX, tendo sido grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época.