Sociedade e natureza: uma investigação sociológica
Om bogen
A Editora Contracorrente tem a honra de anunciar a publicação do livro Sociedade e natureza: uma investigação sociológica, do celebrado jurista e filósofo austríaco Hans Kelsen.
Com esmerada tradução de Pedro Davoglio (Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP), esta obra de Kelsen ganha inédita versão em português.
Em densos sete capítulos e quase 700 páginas, este livro, nas palavras do próprio autor, "compromete-se com a tarefa de investigar, com base em material etnográfico, como o homem primitivo interpreta a natureza que o circunda e como, a partir dos fundamentos dessa interpretação, especialmente a partir do princípio da retribuição, a ideia de causalidade – e, com isso, o conceito moderno de natureza – desenvolveu-se. Esse desenvolvimento significa a separação entre natureza e sociedade na mente humana".
Para o professor Georges Abboud, esta obra esclarece um mal-entendido sobre Kelsen, aquele que o considera como "mero jurista", e serve como claro contraponto à pureza metodológica de seu trabalho mais conhecido, Teoria Pura do Direito. Nas palavras de Abboud, "Sociedade e Natureza trata justamente de uma proposta reflexiva de Hans Kelsen sobre a origem do Direito e da justiça" e "fornece não só as bases do pensamento antropológico de Kelsen, mas também os fundamentos menos evidentes e mais chocantes de sua visão sobre o Direito e a humanidade".