Vocabulário de Foucault (Edição revista e ampliada)
Om bogen
A influência do pensamento de Michel Foucault não parou de se fortalecer nos últimos anos. E não apenas porque agora temos acesso a todos os cursos que ele ministrou no Collège de France, ao tão esperado As confissões da carne, quarto volume da História da Sexualidade, e a uma edição de suas obras na conhecida Bibliothèque de la Pléiade. Mas também porque esse material ampliou o horizonte interpretativo de suas ideias.
Esta nova edição do Vocabulário de Foucault - originalmente publicado em 2004 - incorpora todas essas novidades. Os verbetes que o compõem explicam os principais conceitos foucaultianos (como episteme, loucura, ciências humanas, disciplina, governamentalidade, razão de Estado, sexualidade, carne ou biopolítica, para citar apenas alguns), destacando os significados mais relevantes e descrevendo descontinuidades ou rupturas em sua obra. São também incorporadas referências a filósofos e outros intelectuais, tanto da antiguidade clássica quanto da era moderna, úteis de situar em relação ao seu pensamento.
Consciente da relutância de Foucault em elaborar teorias acabadas, Edgardo Castro recorre à simplicidade e à finitude alfabéticas para expor uma obra fundamental, sem limar suas arestas nem neutralizar sua complexidade. Sintético e exaustivo ao mesmo tempo, ao multiplicar os pontos de acesso ao "corpus Foucault" e seus possíveis percursos, este livro imagina um leitor que é, antes de tudo, um usuário. Para ele, o livro oferece um balanço conceitual preciso, claro e ordenado. Ao mesmo tempo aberto e sistemático, é uma formidável caixa de ferramentas para abordar um autor central de nossa contemporaneidade.