Cuidar de quem cuida ainda não é prática comum em nosso sistema de saúde. Na maioria das vezes, todos os olhares estão focados no paciente e pouco se sabe sobre as dificuldades e angústias por que passa o responsável por aquele doente. Em outras ocasiões, o próprio especialista ignora suas necessidades, seja por não identificá-las, seja por não querer enfrentá-las.
É isso que faz da iniciativa "Cuidando de quem cuida" um movimento tão pioneiro. Ao identificar o profissional e o cuidador em geral como alguém que também precisa receber cuidados, o projeto não só procura conscientizar sobre a importância e as formas de se promover um melhor autocuidado. Ele também dá início a uma saudável discussão sobre a necessidade de pensarmos em maneiras mais específicas de cuidar daqueles que cuidam de nossos pacientes.
Algumas das experiências vividas e parte do conhecimento compartilhado nesse projeto você vai encontrar nas páginas deste livro, pensado e organizado com carinho por todos os envolvidos no "Cuidando de quem cuida".
Este é o volume 2 de "Cuidando de quem cuida", revisto e com novo prefácio.