Pai João apresenta a missão das pombagiras na vida do espírito imortal. São companheiras profundamente comprometidas com o bem da humanidade. São guardiãs do sagrado feminino nos homens e mulheres, da força da sensibilidade que atua na ruptura das ilusões pelos caminhos da empatia e do amor. Estão sempre prontas a servir e diminuir os focos perigosos e cruéis da dor humana.
Adotam como filhos todos os que se sentem desamparados e desprotegidos diante das provas humanas, tanto no plano físico quanto no espiritual. São um exemplo de amor incondicional e de grandeza da alma.
Nessa obra, Seraphis Bay, um dos Mestres da Fraternidade Branca nos alerta: "Existe uma energia poderosa realizando profunda transformação no planeta. A energia da Verdade.
Vinda de fontes superiores, ela emana da aura dos Mestres Ascensionados em toda a nossa casa terrena. Ela é esterilizadora, cirúrgica e vitalizadora. Opera mudanças essenciais e necessárias na mente humana. A função dessa força é tirar o mundo da mentira construída pelos homens e da aceitação da falsidade, revelar a AUTENTICIDADE por fora e por dentro da humanidade.