O que é Cidadania
Coleção Cidadania e Ética
Tietoa kirjasta
A coleção Cidadania e Ética efetiva a metodologia prática de Kant para o ensino de valores. Além da parte teórica, os quatro livros sequenciais abordam os temas da vida real, com o objetivo de transformar o estudante em protagonista da própria história, ao ter a chave que poderá abrir as portas do agir moral.
A moeda representa um dos princípios de Kant, os dois lados a serem avaliados para a decisão moral da Ética. A universalidade da ação, o porquê da decisão são outras bases analisadas para o agir racional.
Na parte prática, os problemas comuns de nossa sociedade dentro ou fora do lar, da escola e do trabalho são expostos para a intervenção do estudante. Os temas abordados são o bullying, as drogas, os assédios moral e sexual, a exploração infantil, a honestidade e outras questões do dia a dia na sociedade.
Desde o primeiro livro, os temas são colocados de forma clara e com objetivo prático, instigando o leitor a refletir e a se posicionar perante os desafios, arguindo-se quanto às vantagens do agir ético e moral.
O leitor-estudante será capaz de ver as vantagens de ter uma cultura de valores universais, de ser ético e cidadão, assim como encontrará os caminhos de sua defesa, posicionamento social e, acreditamos, será capaz de "girar a chave de uma vida alegre e feliz".
O primeiro livro, O que é Cidadania, esclarece o leitor sobre os fundamentos da formação da cultura, da cidadania, desde a sua necessidade até as vantagens de se tornar um cidadão. Elaborado de forma prática, os exemplos levam o leitor a compreender a importância da "razão" que deve orientar as decisões.
O segundo livro, Ética e Moral – o que tenho a ver com isso? inicia o estudante na filosofia, a partir de Kant, o pai da Lei Moral. As leis morais são colocadas de forma didática e simples, levando o leitor a avaliar as vantagens de agir moral.
O terceiro livro, Direitos das Crianças analisa os temas da vida real, conforme sugere Kant, em seu trabalho "Crítica à razão prática". A partir de análise dos direitos das crianças, inspirados no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, os leitores podem avaliar sua própria vida, sua maneira de ser, de agir, de se relacionar e decidir pela melhor postura.
Finalmente, o quarto livro, Deveres das Crianças, reflete o outro lado da moeda dos direitos, cobrando a contrapartida dos direitos. Para cada direito, um dever. E quem tem o dever?
Os livros cativam, prendem o leitor e o faz refletir sobre sua importância na formação cultural de um povo. É uma coleção que nasceu para imprimir nova forma de pensar e de respeitar as relações humanas, quer entre parentes, quer no trabalho, na escola, na comunidade.
Para se tornar atrativa a todas as idades, unimos ilustrações convidativas a conteúdo de interesse a todas as faixas etárias. É uma coleção que se complementa. Será difícil alguém permanecer o mesmo, após ler sobre cidadania, ética e sobre os direitos e deveres.