"Ler uma história para as crianças é diferente de contar uma história. Ler um livro para as crianças pequenininhas desperta silenciosamente atitudes e prazeres: o prazer tátil do livro objeto, artefato cultural, o prazer do encontro com o outro no ato de ler, a escuta, o prazer de imaginar e de construir apenas no nível do pensamento a história que se ouve... coisas sofisticadas que envolvem, além da formação do pensamento, emoções, sentimentos, o gosto pelos livros.
Nesse sentido, este livro – composto por textos oriundos de pesquisas desde os anos de 1970, que discutem propostas de ação docente com crianças pequenininhas e livros – desperta a criança para um universo novo... da história guardada no texto escrito como linguagem de expressão, da história guardada nas ilustrações como uma outra forma de expressão. Capturadas por essas linguagens, as crianças querem mais, querem ler o mundo e querem um lugar nele para registrar as suas histórias.
Essa iniciação ao ato de ler apresentada neste livro cria pequenos leitores e autores num ato de comunicação solidário que abre o mundo da escrita para a criança sem retirá-la do universo da infância. Pode estar aí uma chave para enfrentar os problemas com a cultura escrita na idade escolar que assombram a escola hoje."