A obra traz informações sobre a formação da civilização, nos primórdios da Terra, que contou com a ajuda do exílio de milhões de espíritos mandados para cá para conquistar sua recuperação moral e auxiliar no desenvolvimento das raças e da civilização. É uma narrativa do Apóstolo Lucas, que foi um desses enviados, e que venceu suas dificuldades íntimas para seguir no trabalho orientado pelo Cristo.
Lucas traz esclarecimentos importantes sobre as lutas iniciais ainda no planeta de origem, os temores com futuro incerto, os treinamentos recebidos para se adaptarem à nova morada terrena, o inesquecível encontro com o Cristo, a adesão à sua proposta de auxiliar no desenvolvimento das raças, as dificuldades de adaptação ao novo corpo, as mudanças fisiológicas no períspirito, sua atuação na formação da civilização da Terra, os desafios íntimos para seguir na conquistava sua recuperação moral até à redenção espiritual.
Neste momento de transição e regeneração do planeta, o livro traz informações importantíssimas sobre como e o que se passou com os degredados de Capela traçando um paralelo com o momento de limpeza espiritual pelo qual a Terra passa.