Estado e ideologia
aparência e realidade - subsídios para uma teoria crítica do Estado
Description of book
O Estado normalmente aparece na figura do Presidente da República, dos Ministros, das Forças Armadas, da polícia, dos deputados, do poder judiciário, das repartições públicas etc. Porém o Estado não são esses elementos empiricamente concretos e separados. Sua essência e unidade, na verdade, são invisíveis aos sentidos do corpo. O que é o Estado, então?
O autor Alaor Caffé Alves, neste livro, faz análise crítico-dialética da forma empírica e aparente do Estado, sob o ângulo de sua manifestação ideológica, de caráter mundano e visível, como modo de ilusória instituição soberana, neutra e imparcial ao senso comum.
Com tal exame, supera aquela forma superficial para mostrar sua essência oculta ou mascarada pela ideologia dominante.
Nessa linha, Caffé Alves contribui para a investigação crítica das formas ideológicas pelas quais o Estado se manifesta na prática cotidiana dos homens. Mostra a dialética de sua justificação e aparente legitimidade perante a maioria dos súditos.O autor, com muita clareza e argúcia, explica as conexões intrínsecas e invisíveis do Estado com a sociedade civil dividida em classes sociais antagônicas da qual ele se origina. Assim, expõe criticamente como essa ideologia dissimula e oculta suas reais vinculações orgânicas com a estrutura social competitiva, contraditória e conflitiva da sociedade capitalista. Ao fim, faz preciosas conjecturas sobre os horizontes e o destino do Estado e do direito nas sociedades socialistas e comunistas futuras.