A relação professor-aluno, em sala de aula, ou mesmo no espaço escolar, fora da sala de aula, é pautada pela conduta, pelo comportamento, os quais refletem princípios, valores, sentimentos, maneiras de ver o mundo.
É inegável que há nessa relação não somente o que se costumou chamar de choque de gerações, mas também a bagagem que ambos trazem, de origem social e familiar.
A compreensão que o professor tem dessa "distância" é fundamental para que a sua conduta e o seu comportamento despertem no aluno a vontade de imitá-lo. Portanto, os valores éticos do bem, da verdade, da justiça, da amorosidade, do equilíbrio apontam para que, pelo exemplo, os alunos procurem pautar a sua vida tendo na rotina a imagem do professor, a sua maneira de se relacionar com os outros, a sua visão do bem, do belo, das virtudes humanas que ajudam a construir uma sociedade humanizada, fraterna, justa.
Diante disso, vale a pena dedicar alguns minutos para refletir sobre o que diz esse volume sobre ética e moral na relação entre professor e aluno.