O seguinte estudo foi elaborado primeiramente em formato de artigo para o projeto de conclusão de curso originado a partir de uma revisão bibliográfica. O interesse por esse tema surgiu de forma pessoal e das observações do brincar tanto na Educação Infantil quanto nos ambientes não escolares que envolviam algum tipo de mídia, animações, filmes, jogos, tanto no desenvolvimento da história, brinquedos, roupas etc., quanto no uso de novas tecnologias, como celulares, tablets, computadores etc.
Nesse sentido, é interessante para o professor conhecer os contextos em que os estudantes estão inseridos, as novas formas de aprendizagem e como utilizar os recursos que as novas tecnologias oferecem. Assim, esse trabalho adaptado apresenta, em seu Itinerário de Aprendizagem, os conceitos de jogos e brincadeiras da infância e jogos educativos nas novas tecnologias, destacando os jogos digitais como um recurso para o aprendizado.
Ao final, são sugeridas algumas opções de estilos de jogos e como podem ser recursos criativos que auxiliam na aprendizagem e no desenvolvimento da criança.