A 4ª edição revisada e ampliada da presente coletânea pretende atender às solicitações de mestrandos e doutorandos da área que ainda referendam em suas pesquisas alguns dos artigos que aqui se encontram.
Os textos de maior interesse da comunidade acadêmica foram revisados por seus autores e seguirão por sua inteira responsabilidade. Também foram incluídos novos artigos inter-relacionando o ensino, a música e a interdisciplinaridade, foco desta publicação. A Apresentação exposta na primeira edição foi conservada, contemplando apenas os capítulos que ainda integram a presente edição.
Esta edição contou com um novo conselho editorial, mas não poderíamos deixar de referendar e agradecer a fala dos membros do Conselho Editorial que avaliaram a 1ª edição com maestria e responsabilidade, a saber: Prof. Dr. Saloméa Gandelman da UNIRIO, Prof. Dr. Luciane Cardassi do Instituto Banff, Canadá e Prof. Dr. Marisa Fonterrada do IA-UNESP-SP, pesquisadoras ativas da área musical.
O texto do Prof. Dr. Leonardo Kaminski, fundamental para os futuros cameristas, traça algumas estratégias para o enfrentamento do estresse e da ansiedade na performance de seus integrantes.
O artigo está embasado em significativos pesquisadores da atualidade que estão trabalhando nesta temática. O texto resume parte de sua tese de doutorado, ricamente orientada pela Prof. Dr. Sonia Ray, daí a cumplicidade na autoria.
O texto da Prof. Dr. Neide Esperidião traz para esta coletânea a satisfação de poder contar com seu profundo conhecimento na educação musical e a extrema vinculação que esta área detém com os princípios pedagógicos presentes na Educação propriamente dita e com as demais áreas de conhecimento. Não sem razão a realização do seu Doutorado junto a Faculdade de Educação da USP-SP, o que complementou eficazmente seus conhecimentos enquanto professora e gestora musical.
O texto da Prof. Shirlei E. Tudissaki marca sua competência e discernimento nas pesquisas direcionadas a analisar e discutir a relação deficiência visual e música, estendendo-se não só em nossa país, mas também fora dele.
Esperamos com essa nova edição alcançar ainda mais os futuros pesquisadores e docentes musicais em suas investigações rotineiras, o que de maneira satisfatória enriquecerá cada vez mais o cenário musical brasileiro.