Malária
Guardiões da Saúde
Opis książki
Uma das doenças tropicais que mais matam em todo o mundo é a malária, que só perde em número de mortes para a Aids, segundo dados da OMS - Organização Mundial da Saúde.
O homem é o único reservatório importante da doença, ou seja, é o homem infectado quem mantém os vermes causadores da malária na natureza. Há suspeitas de que os macacos também podem ficar infectados, mas os cientistas ainda não o comprovaram.
A doença é conhecida por febre palustre, febre intermitente, febre terçã benigna, febre terçã maligna, paludismo, impaludismo, por nomes populares, como maleita, tremedeira, batedeira, sezão ou só por febre. Ela tornou-se pandemia, com mais de 100 países com malária endêmica – e tenha certeza: Você já faz parte deste universo. A doença pode se apresentar de gravidades diferentes, a mais perigosa é a cerebral, que leva oito a cada 10 vítimas à morte.
É provocada por um protozoário chamado Plasmodium, que ataca o fígado e o sangue. Os vetores da malária são os Anopheles, popularmente mosquitos chamados de bicudo, muriçoca, mosquito-prego, carapanã, pernilongo e sovela. As informações contidas nos livros da série não implicam em esgotar o assunto. Consulte seu médico.