Oncocercose
Guardiões da Saúde
Opis książki
No Norte do Brasil, não há como ignorar a Oncocercose, transmitida por inseto (mosquito) e que causa na população especialmente indígena o maior índice de cegueira por doença de contaminação em nosso País e no mundo.
Também são vítimas dessa doença os trabalhadores que estão nas matas, nas proximidades de cachoeiras e quedas d'água, já que as fêmeas do inseto preferem essas áreas, por encontrar nesse ambiente mais oxigênio, necessário para sua reprodução.
Essa doença trágica é camuflada em nosso organismo durante anos – de 3 a 10 anos – sendo que, quando os sintomas se manifestam, o caso já está praticamente perdido, ou seja, a vítima perde a visão por invasão e morte de microfilárias na região ocular ou pelo comprometimento do cristalino e da córnea.
Pior, para os trabalhadores de outros estados, ao retornarem para casa contaminados, dificilmente encontrarão especialista que consiga diagnosticar a doença, por ser mesmo regional.
A oncocercose é uma parasitose crônica, causada pelo verme Onchocerca volvulus, transmitida na forma de larva pela picada de insetos do gênero Simulium, conhecidos como borrachudos ou piuns, mosca negra ou do chifre; e, no exterior, como black fly e jejene.
Os "mosquitos" medem entre dois e quatro milímetros de comprimento, é escuro ou negro. Suas antenas são pequenas e as asas largas.
A OMS – Organização Mundial de Saúde, diz que já é uma pandemia, com 18 milhões de casos registrados no mundo, em 37 países.
A metodologia dos livros foi decidida tendo como objetivo levar o conhecimento e as informações de forma acessível a qualquer pessoa, do índio, do semialfabetizado, passando pelos estudantes e chegando a empresários e líderes comunitários, procurando atrair e cativar todos os públicos. As ilustrações, em quatro cores, facilitam e complementam o texto. GUARDIÕES DA SAÚDE
A LDB prevê Programas de SAÚDE para os estudantes, o que indica a transmissão de informações importantes sobre doenças de veiculação hídrica, como o primeiro e mais importante passo para se preservar a saúde.
A ONU divulga que a cada oito segundos uma criança morre em decorrência de doenças relacionadas com a água.
Para contribuir com o tema, foi efetivada a série DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA com mais de 20 títulos, separados por sub-séries.
Apresentamos a primeira sub-série, com o livro inicial PESQUISA, a fim de que cada estudante possa conhecer de perto a realidade de seu entorno e, com as informações objetivas, conscientizar-se da importância de ser um agente em prol da sua saúde e da comunidade em que vive.
O objetivo final dessa série é fazer de cada cidadão um agente multiplicador de conhecimentos sobre as doenças, de forma a agir com seriedade para evitá-las.
Além da função didática da série para os estudantes, ela poderá compor Projeto de Controle Médico, Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, com o objetivo principal de atendimento à saúde dos trabalhadores, diante dos riscos ambientais associados à região e a obras, adotando as medidas de prevenção.
Buscamos reforçar informações sobre doenças corriqueiras no Brasil, muitas vezes negligenciadas, de forma mais agradável e convidativa para crianças, jovens, estudantes e trabalhadores de todas as idades, regiões e etnias.
Doenças de Veiculação Hídrica
Há mais de 30 doenças de veiculação hídrica no Brasil, rodeando-nos diariamente. As crianças são as maiores vítimas: a cada 20 segundos uma delas morre em decorrência de águas contaminadas. São doenças negligenciadas, em sua maioria. Mas você pode mudar essa realidade. Previna-se contra elas! Essa publicação não pretende esgotar o assunto da Oncocercose Procure mais informações científicas e médicas.
Format:
Język:
Portugalski