Viver é desenhar sem borracha
uma análise visual da revista Pif Paf de Millôr Fernandes
Opis książki
Este livro apresenta uma análise visual da produção gráfica de Millôr Fernandes na revista Pif Paf (1964). A obra é uma síntese da dissertação de mestrado, que se propõe a buscar as referências artísticas de Millôr Fernandes, o seu estilo e o amadurecimento de suas ilustrações.
Texto de contracapa: "Viver é desenhar sem borracha: uma análise visual da revista Pif Paf de Millôr Fernandes" é o resultado de uma Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, linha de pesquisa: Imagem e Cultura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2016.
Este livro apresenta as oito edições da revista Pif Paf, criada por Millôr Fernandes, em 1964. Para contextualizar o trabalho produzido na revista, faz-se uma breve retrospecção dos aspectos históricos e sociopolíticos do momento inicial da Ditadura Militar, da formação desse jornalista, de sua biografia, de sua trajetória profissional, de seu papel como mediador cultural, da formação de seu círculo pessoal de amizades, as quais partilham as mesmas ideologias, seu estilo de vida boêmio e trabalham com ele em sua revista. Também há a contextualização da participação e das contribuições individuais desses colaboradores e, por fim, apresenta-se a análise específica de seu trabalho com foco privilegiado na área gráfica, nesse veículo de comunicação, por se acreditar que, nesse momento, seu ethos como caricaturista e humorista esteja completamente formado.